agua alcalina ionizada ,Àgua Hexagonal.
|
![]() |
Poucas pessoas conhecem os benefícios do carvão ativado para a saúde, caso contrário, não deixariam faltar em casa. O carvão é uma substância porosa, capaz de captar toxinas, impedindo sua invasão no aparelho digestivo. Ele adsorve medicamentos, metais pesados, entorpecentes, vírus e bactérias, e tóxicos provenientes da decomposição dos alimentos. Contudo, é utilizado popularmente apenas como material destinado a retirar os maus odores de geladeiras e demais ambientes.
A intoxicação por alimentos geralmente ocorre por toxinas secretadas por algum micróbio encontrado no alimento infectado. O carvão consegue adsorver toxinas existentes nas carnes, crustáceos, presunto defumado, pão, amendoim, coco ralado, entre outros.
O carvão ativado, em altas doses, pode anular o efeito da intoxicação por medicamentos, como antidepressivos, bronco-dilatadores, barbitúricos e até pequenas gramas de veneno, como estriquinina e arsênico. Também é muito eficaz para combater veneno de cobra, aranha marrom, abelhas, inclusive amenizando a inflamação provocada pelo contato com água-viva.
A lista não termina aí. O carvão pode ser usado como germicida no tratamento de infecções dos ouvidos, olhos, nariz; insuficiência renal (aguda ou crônica), feridas com pus, por reduzir as secreções e adsorver as bactérias; atua na icterícia grave em recém-nascido, reduzindo a necessidade de transfusão de sangue, misturando meia colher de chá de carvão ativado em uma mamadeira, a cada três horas.
A quantidade de carvão deve ser igual a oito vezes a quantidade de tóxico ingerida. Nos casos de picadas de animais, a aplicação é feita direto no local atingido, com o carvão na forma de pasta, trocando a compressa a cada quinze minutos, além da aplicação via oral.
O carvão ativado também pode auxiliar na dependência química, em razão da sua propriedade principal, adsorvendo eficazmente o álcool etílico, nicotina e morfina, prevenindo a intoxicação aguda por estes elementos.
Como se não bastasse, segundo especialistas na área de geriatria, a dose diária regular, correspondente a 3-12 colheres de sopa de carvão em pó, pode regenerar o organismo, combatendo os radicais livres e retardando o envelhecimento.
O uso terapêutico do carvão já era algo conhecido pelos povos da antiguidade, como egípcios e gregos. Os índios americanos também já tinham esse conhecimento e desde o século XIX, a carboterapia vem sendo analisada por pesquisadores europeus
O uso contínuo do carvão ativado pode prevenir diversas infecções, mas deve ser ministrado em horários distantes das refeições para evitar que se percam na adsorção, as vitaminas e oligoelementos contido nos alimentos. Por isso é bom seguir a recomendação médica, ou ingerir não mais que quatro cápsulas por dia. O carvão ativado pode ser encontrado em casas de produtos naturais.
Copyright (c) Minha Loja 2012 - Todos os Direitos Reservados
|